Mumia Abu Jamal - 2005
De manhã, o preso grisalho em serviço na galeria me traz o café e as últimas notícias chocantes.
-Lembra do tal Woolfolk*, Mu**?
-É, que tem ele?
-Se pendurou de noite.
-Pára com isso,cara!Tá brincando?
-Sem onda, cara. Ele tá morto .Levaram ele pra fora de noite.
Meu pensamento saltou para a tranqüila noite de sono que passou sem que eu me desse conta da tragédia que estava se desenrolando a algumas celas da minha. Uma noite da angústia de um homem encerrado com a ajuda de um lençol e um nó.
Craig Woolfolk :aproximadamente 41 anos, totalmente maníaco, com uma voz esganiçada e rouca de beber uísque. Ele não parava de tagarelar, fazia brotar irritação em muitos .Agora tinha finalmente se calado.
Woolfolk...eu gostava do nome, mas não prestava muita atenção ao homem. O nome woolfolk parecia mito apropriado para um negro. O tipo era um tagarela compulsivo e sua voz tinha roubado muitas noites de descanso dos outros .Penso inesperado e suposto suicídio e no de muitos outros , como Pipehead, que havia poucas semanas também tinha buscado o alívio na morte. Isso me fez pensar na petição escrita pelo mártir e ministro naturalista do MOVE***, Frank África, no vergonhoso caso África versus Comunidade da Pensilvânia, onde o MOVE reinvidicava o direito à sua dieta alimentar religiosa..
De manhã, o preso grisalho em serviço na galeria me traz o café e as últimas notícias chocantes.
-Lembra do tal Woolfolk*, Mu**?
-É, que tem ele?
-Se pendurou de noite.
-Pára com isso,cara!Tá brincando?
-Sem onda, cara. Ele tá morto .Levaram ele pra fora de noite.
Meu pensamento saltou para a tranqüila noite de sono que passou sem que eu me desse conta da tragédia que estava se desenrolando a algumas celas da minha. Uma noite da angústia de um homem encerrado com a ajuda de um lençol e um nó.
Craig Woolfolk :aproximadamente 41 anos, totalmente maníaco, com uma voz esganiçada e rouca de beber uísque. Ele não parava de tagarelar, fazia brotar irritação em muitos .Agora tinha finalmente se calado.
Woolfolk...eu gostava do nome, mas não prestava muita atenção ao homem. O nome woolfolk parecia mito apropriado para um negro. O tipo era um tagarela compulsivo e sua voz tinha roubado muitas noites de descanso dos outros .Penso inesperado e suposto suicídio e no de muitos outros , como Pipehead, que havia poucas semanas também tinha buscado o alívio na morte. Isso me fez pensar na petição escrita pelo mártir e ministro naturalista do MOVE***, Frank África, no vergonhoso caso África versus Comunidade da Pensilvânia, onde o MOVE reinvidicava o direito à sua dieta alimentar religiosa..
*
(...) o tribunal negou a petição, mas a questão estava colocada. Na sua petição, o ministro Frank, explica , com eloqüente oratória, a contradição entre a negativa do Estado à saúde e sua dieta da morte:
“ Nossa doutrina , que devemos a generosidade de nosso Mestre (John África) , supera a amargura do ciúme, preenche o vazio que esse ódio causa e gera respeito e confiança onde antes existia ciúme. Isso está provado nas prisões que adotaram nossa dieta e onde somos amplamente respeitados graças a orientação que damos a todos que sofrem a privação praticada pelo sistema...O tempo todo, o sistema penitenciário fornece uma dieta regular de cigarros que priva as pessoas de sua saúde; fornece uma dieta alimentar de porcarias de todo tipo que destrói os dentes das pessoas;perpetua uma dieta de perversão que priva as pessoas de sua sexualidade; estabelece uma dieta de controle de natalidade que priva as pessoas de sua fertilidade;promove uma dieta de drogas e remédios que tortura o espírito e priva as pessoas de sua verdadeira sanidade. Quando o sistema questiona a importância de nossa dieta , sem questionar toda essa insanidade que ele mesmo promove, é preciso examinar atentamente esse comportamento retrógrado, porque nossa dieta é , sem dúvida nenhuma, inofensiva, mas essa desordem é tão questionável quanto o sistema católico que a produz.É por isso que também é absurdo negarem o direito a pretexto de que os prisioneiros poderão usá-la para fabricar vinho .Isso é um insulto descarado.
São as prisões, é esse sistema que permite e favorece dessas distorções em tudo o que toca, e não o MOVE. John África nos fez puros, bons e sábios...É ridículo que o sistema penitenciário se preocupe com a possibilidade de que se fabrique vinho e, esquizofrenicamente, bombardeie com Thorazine , embebede as pessoas com sucos calmantes, fenobarbitúricos, embriagando seus corpos com todo tipo de produtos químicos devastadores que destrói as emoções, roubando sua sobriedade com a arma dos barbitúricos, intoxicando as pessoas com depressivos e estimulantes, administrados aleatoriamente, deixando as pessoa bêbadas e tomadas por um desespero cam baleante, que conduz ao colapso , a ponto de se agarrarem ao suicídio na tentativa de escapar dessa diabólica maquinação, a ponto de se enforcar em busca de alívio; a abrir seus pulsos, a cortar suas gargantas, a rachar seus crânios em desespero , tentando aliviar a dor que o sistema inflige, que, forçando as pessoas ao limite da insanidade, não deixa outra escolha a não ser o saltar para a morte....Nós temos visto essa tragédia muitas e muitas vezes;macas transportando as vítimas dessas atrocidades, assassinadas por esse invasor que pratica a tortura”.
Porque: Por que eles continuam chamando isso de “sistema correcional”?
Janeiro de 1990
Extraído originalmente de Mumia Abu Jamal Ao Vivo do Corredor da Morte.
*literalmente , wool é lã macia, espessa e crespa de carneiros, e folk é a pessoa, camarada. O autor se refere ao cabelo crespo comum em pessoas negras.(N.T.)
**Mu : apelido de Mumia Abu Jamal na prisão
*** A organização MOVE é uma organização revolucionária onde os membros vem de várias nacionalidades e origens. A organização MOVE foi fundada no começo dos anos 70 por um homem preto chamado John África. Todas as pessoas do MOVE tomaram o último nome por África em reverência e respeito pelo nosso fundador, John África, e também para demonstrar que somos unidos, uma família. Contrariamente ao que a imprensa costuma dizer, o MOVE não é um culto ou uma comunidade. Nós somos uma família de revolucionários que vive junta como uma família. As pessoas do MOVE são encorajadas a se comprometerem ao princípio do casamento,e cada membro do MOVE tem um companheiro (a) quando casado (a). O nome MOVE não é uma sigla, ele significa exatamente o que diz ---- mover -- produzir --- ser ativo. Significa se mover contra este sistema podre e corrupto que é a raiz de nossos problemas.
(...) o tribunal negou a petição, mas a questão estava colocada. Na sua petição, o ministro Frank, explica , com eloqüente oratória, a contradição entre a negativa do Estado à saúde e sua dieta da morte:
“ Nossa doutrina , que devemos a generosidade de nosso Mestre (John África) , supera a amargura do ciúme, preenche o vazio que esse ódio causa e gera respeito e confiança onde antes existia ciúme. Isso está provado nas prisões que adotaram nossa dieta e onde somos amplamente respeitados graças a orientação que damos a todos que sofrem a privação praticada pelo sistema...O tempo todo, o sistema penitenciário fornece uma dieta regular de cigarros que priva as pessoas de sua saúde; fornece uma dieta alimentar de porcarias de todo tipo que destrói os dentes das pessoas;perpetua uma dieta de perversão que priva as pessoas de sua sexualidade; estabelece uma dieta de controle de natalidade que priva as pessoas de sua fertilidade;promove uma dieta de drogas e remédios que tortura o espírito e priva as pessoas de sua verdadeira sanidade. Quando o sistema questiona a importância de nossa dieta , sem questionar toda essa insanidade que ele mesmo promove, é preciso examinar atentamente esse comportamento retrógrado, porque nossa dieta é , sem dúvida nenhuma, inofensiva, mas essa desordem é tão questionável quanto o sistema católico que a produz.É por isso que também é absurdo negarem o direito a pretexto de que os prisioneiros poderão usá-la para fabricar vinho .Isso é um insulto descarado.
São as prisões, é esse sistema que permite e favorece dessas distorções em tudo o que toca, e não o MOVE. John África nos fez puros, bons e sábios...É ridículo que o sistema penitenciário se preocupe com a possibilidade de que se fabrique vinho e, esquizofrenicamente, bombardeie com Thorazine , embebede as pessoas com sucos calmantes, fenobarbitúricos, embriagando seus corpos com todo tipo de produtos químicos devastadores que destrói as emoções, roubando sua sobriedade com a arma dos barbitúricos, intoxicando as pessoas com depressivos e estimulantes, administrados aleatoriamente, deixando as pessoa bêbadas e tomadas por um desespero cam baleante, que conduz ao colapso , a ponto de se agarrarem ao suicídio na tentativa de escapar dessa diabólica maquinação, a ponto de se enforcar em busca de alívio; a abrir seus pulsos, a cortar suas gargantas, a rachar seus crânios em desespero , tentando aliviar a dor que o sistema inflige, que, forçando as pessoas ao limite da insanidade, não deixa outra escolha a não ser o saltar para a morte....Nós temos visto essa tragédia muitas e muitas vezes;macas transportando as vítimas dessas atrocidades, assassinadas por esse invasor que pratica a tortura”.
Porque: Por que eles continuam chamando isso de “sistema correcional”?
Janeiro de 1990
Extraído originalmente de Mumia Abu Jamal Ao Vivo do Corredor da Morte.
*literalmente , wool é lã macia, espessa e crespa de carneiros, e folk é a pessoa, camarada. O autor se refere ao cabelo crespo comum em pessoas negras.(N.T.)
**Mu : apelido de Mumia Abu Jamal na prisão
*** A organização MOVE é uma organização revolucionária onde os membros vem de várias nacionalidades e origens. A organização MOVE foi fundada no começo dos anos 70 por um homem preto chamado John África. Todas as pessoas do MOVE tomaram o último nome por África em reverência e respeito pelo nosso fundador, John África, e também para demonstrar que somos unidos, uma família. Contrariamente ao que a imprensa costuma dizer, o MOVE não é um culto ou uma comunidade. Nós somos uma família de revolucionários que vive junta como uma família. As pessoas do MOVE são encorajadas a se comprometerem ao princípio do casamento,e cada membro do MOVE tem um companheiro (a) quando casado (a). O nome MOVE não é uma sigla, ele significa exatamente o que diz ---- mover -- produzir --- ser ativo. Significa se mover contra este sistema podre e corrupto que é a raiz de nossos problemas.
Por Kwesi.
Um Africano na Diáspora.
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