segunda-feira, 15 de junho de 2009

1ª Universidade Africana de Juventude e Desenvolvimento

Jovens líderes vindos de Europa (Suécia), Brasil, África (Zimbabué) estão desde 13 de Junho de 2009 na Vila do Tarrafal, ilha de Santiago, a preparam-se para serem junto das suas respectivas comunidades, plataformas juvenis e, ainda, no posicionamento estratégico junto dos seus respectivos governos, multiplicadores de conhecimento em questões Políticas, Ambientais e de Género.

São cerca de 80 participantes mais 40 formadores e organizadores, que organizaram-se para numa semana realizarem quatro actividades: a 6ª edição do curso das relações Europa-África; um encontro dos jovens africanos e brasileiros; o encontro dos conselhos nacionais de juventude da CPLP; e ainda uma reunião de jovens líderes da zona oeste-africana. Na próxima quarta e quinta-feira arranca o Fórum Nacional de Juventude, que junta 80 jovens cabo-verdianos de todo o país.

Este encontro acontece todos os anos em Molina, Espanha, mas no seguimento da Cimeira da Juventude, que aconteceu em simultâneo com a Cimeira dos Chefes de Estado Europa/África (Lisboa, 2007), ficou decidido que o encontro seguinte deveria ser num país africano. Sendo que a escolha de Cabo Verde para acolher este evento resulta da Parceria Especial Cabo Verde/EU.

Outro dos objectivos deste encontro é ainda antecipar a próxima Cimeira Europa - África de Chefes de Estado, que acontecerá na Líbia em 2010.
Publicado por Abeba.

Sem comentários:

Enviar um comentário