segunda-feira, 2 de março de 2009

Pegadas humanas de 1,5 milhão de anos


Cientistas encontraram pegadas no Quênia

Pegadas de 1, 5 milhão de anos foram encontradas por cientistas no Quênia. As marcas mostram os pés e a maneira de caminhar de alguns dos primeiros hominídeos.

As pegadas mostram sinais de dedos arqueados, curtos e alinhados, que diferem de pegadas mais antigas e se assemelham ,port.anto, ao andar do homem moderno. Cientistas atribuem marcas ao Homo erectus.

As marcas não são as mais antigas pertencentes a um membro da linhagem humana, já que marcas do Australopithecus afarensis, de 3,7 milhões de anos atrás, foram encontradas em 1978 em Laetoli, na Tanzânia. Pés chatos e um ângulo bem maior entre o dedão e os demais dedos do pé indicam pés que ainda 'agarravam' o chão.

Pegadas foram encontradas nas proximidades de Ileret, no norte do Quênia. A descoberta foi publicada na revista Science.

2 comentários:

  1. Esta notícia foi dada pela RCV+, radioemissora caboverdiana, acompanhada do entendimento que a África é sim o continente mais velho, ancião da humanidade...

    ResponderEliminar
  2. Com árduo trabalho os Congressos Panafricanos das décadas de 1950, 1960 e 1970 deram uma orientação epistemológica fundamental aos estudos arqueológicos realizados em Africa.Hoje já possuímos documentos históricos (fósseis por exemplo) que indicam mais de cinco milhões de anos de presença humana em África.
    Essas pegadas são mais dados para fortalecer antigos e atuais estudos sobre a verdadeira história da humanidade.

    ResponderEliminar