sexta-feira, 20 de março de 2009

No Maio descobri!...

Na ilha do Maio, Arquipélago de Cabo Verde, descobri que esta ilha é parente próxima de Santiago, que o resto do nosso Continente fica a Leste de Cabo Verde, que o Sol realmente nasce na Ethiopia por isso a designação “o povo da face queimada”.

Mais descobri que ...

Cabo Verde tem cinco ilhéus: ilhéu branco, ilhéu razo, ilhéus seco ou rombo os quais ilhéu de Cima, ... Realmente descobri que Cabo Verde é rico e bonito. Descobri nas palavras de um jovem que Cabo Verde é rico por causa dos seus artistas, por causa da beleza de sua natureza. Que as pessoas começaram a descobrir Cabo Verde por causa de Cesária Évora, ah isso já sabiaaa. E que os caboverdianos continuam a sub-valorizar e a sub-aproveitar Cabo Verde, ah isso também já sabia. Que achamos que as nossas únicas riquezas são as nossas praias, por isso devemos aproveitá-las para o Turismo, isso também, acho, que já sabia. Que apesar da contínua vinda desenfreada de estrangeiros para a nossa nação, os mesmos revelaram-se descontentes com a situação actualmente vivida em Cabo Verde (...) também já sabia. E, que, igualmente, os nacionais estão assustados com tanta violência, delinquência, corrupção, isso já sabia e pressentia a algum tempo atrás.

Mais descobri que ...

Daqui a poucos anos da beleza peculiar da ilha do Maio restará muito pouco. O dragão Turismo avança e num mesmo andar da ilha do Sal e Boavista, dizem os maienses, duvidosos das perspectivas políticas de desenvolvimento turístico, certos de que as suas praias não mais serão para caminhadas e demais outras pequenas delícias.

Mais descobri no Maio de que Cabo Verde é LINDOOO e PRECIOSO. Que os estrangeiros não veem à Cabo Verde para investir, mas também para desfrutar as suas maravilhas ora inexistentes nos seus países de origem. E que também veem para fugir do frio e do magro montante por eles recebido a título de reforma, por isso a grande maioria idosa. Isso TODOS sabemos.

Sei que se realmente amamos o nosso país devemos levar/trazer a educação, conhecimento e Informação mais próximo da população segundo a palavra de ordem de Abel Djassi “Aqueles que sabem devem ensinar aqueles que não sabem”. Não para construir um país/continente igual ao europeu ou americano, mas para debelar a desinformação, a inércia, a preguiça, a baixa auto-estima, o desemprego, mais ainda, a confusão mental e material (física) implantada pelo estado actual da Media que oferece e propaga apenas programas decadentes, excessivamente repetitivas, cujos conteúdos evidenciam-se bastante remotos.

No Maio descobri que é preciso lutar, pelos ideiais, pela personalidade, pelos direitos. Deve-se lutar pelo direito à educação e pelo direito ao trabalho. Descobri que o Estado Cabo Verdiano, através do Governo da situação, tem a obrigação de criar condições para garantir a todos os seus cidadãos o exercício do seu direito ao trabalho. Que é preciso nos valorizar-mos mais exigindo mais respeito e observância das normas inerentes a realização adequada da nossa profissão.

Descobri que toda a profissão tem o seu valor e função social por isso devemos valorizar e respeitar os varredores de rua, os trabalhadores portuários, os condutores de transporte público, enfim todos são merecedores de respeito advindo da própria condição humana.

Que no Maio as pessoas são consideradas pelos estrangeiros de preguiçosas ...

Mais descobri que ... temos ainda muito por descobrir na próxima vinda/ida ao Maio.

Sem comentários:

Enviar um comentário