segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Escravatura uma Transformação e Exploração Económica


Esse trabalho reflecte um pensamento que foi elaborado no sentido de procurar, esclarecer e debater sobre as origens, e causas do capitalismo no mundo em que vivemos, sobretudo as consequências no nosso continente Africano e no nosso mundo em geral.
Esse é o mundo em que vivemos, onde a dependência doentia da economia baseada em escravos, e a disparidade entre ricos e pobres é o principal factor que origina, a indigência humanitária como a guerra, fome, morte, ditadura, escravatura, e a divisão social e psicológica. O factor económico influencia a soberania, dita as regras, administra os lucros, define os privilegiados e os excluídos, isto é o retrato do mundo dos endinheirados e dos empobrecidos, a causa e o efeito da distribuição económica. Hoje em dia muitos países denominados de “subdesenvolvidos” vivem dependentes das ajudas financeiras externas, como do FMI (Fundo Monetário Internacional) e do BM (Banco Mundial). O capital concedido aos países “subdesenvolvidos” circula numa direcção, o de dar e receber, o dobro do que foi dado, com juros e um conjunto de regulamentos que influenciam para o crescimento da pobreza e o acorrentamento dos países “subdesenvolvidos”.
Para compreendermos o rápido desenvolvimento económico dos países “Subdesenvolvidos” precisamos analisar o percurso da história, continuarmos à procura de factos, que comprovam a exactidão das investigações, cujo o intuito é saber a verdade, e sabendo a verdade, ela nos libertará, tanto ao nível físico como psicológico. O homem transformou-se num ser ambicioso, ganancioso e tornou-se numa potência destrutiva quando, os nossos antepassados Africanos e o mundo em geral foram reduzidos a condição de colónias ou de semi-colónias pelas grandes potências européias entre os séculos XVI e XX, e todos até agora têm permanecido, totalmente ou em grande parte, dependentes dos países desenvolvidos da segunda metade do século XX.
Isso quer dizer que a propagação da pobreza mundial tornou-se mais acessível com a procura de mão-de-obra Africana por parte dos Europeus como meio de auto desenvolverem-se no sector industrial e se proclamarem super potências mundiais com o comércio triangular de escravos. Com o regime esclavagista construiu-se impérios na base da exploração, onde o aumento económico de uns foi a desgraça económica de outros. Eles buscaram a forma fácil e directa de enriquecer, a custa de humilhação e desumanização, precisamente dos nossos antepassados Africanos, onde os efeitos demográficos e perturbadores de um comercio que exigia a captura brutal e a venda de seres humanos atrasaram o desenvolvimento das actividades comerciais e a evolução dos mecanismos institucionais necessários à expansão do capitalismo.
E através do Tráfico Atlântico operou grandes transformações em muitas das economias européias (em especial da Inglaterra, França, Holanda, Espanha e Portugal) porque em alguns aspectos as respectivas estruturas sociais se modificaram, nomeadamente com o surto de classes enriquecidas com o negócio de escravos, uma das actividades mais lucrativas nos séculos XVIII e XIX. A acumulação de bens materiais de uma forma nefasta e prejudicial contribuiu para o desenvolvimento de um capitalismo exposto a dificuldades e crises de crescimento que vai estar na origem da corrida Européia e, acessoriamente, Americana para a partilha do resto do mundo, entre 1870 e 1918, aproximadamente. Contudo, foi com a exploração e partilha do continente Africano que permitiu a solidificação do processo acumulativo que conduziu a revolução industrial à escala mundial. O Comércio triangular, resultou uma enorme contribuição para o desenvolvimento industrial da Grã-Bretanha.
A corrida imperialista não foi pacífica. Os colonizadores usavam de violência com a população, utilizando a exploração pela força e submissão racial. De uma forma ou de outra, sempre menosprezaram os povos colonizados. Além disso, os europeus não estavam preocupados com o progresso e o bem-estar da população africana. A ocupação paralisou o desenvolvimento específico dos povos Africanos e feriu suas culturas e autonomia.
Hoje o continente Africano e o mundo em geral são controlados por “Empresas Multinacionais”, tais como a IBM (Estados Unidos), Volkswagen (Alemanha), Fiat (Itália), General Motors (Estados Unidos), Toyota (Japão), Nokia (Finlândia), Nestlé (Suíça), Sony (Japão), Siemens (Alemanha), Dell (Estados Unidos), Microsoft (Estados Unidos), Peugeot (França), entre outras. Os EUA importam hoje mais petróleo da África do que da Arábia Saudita, e calcula-se que em 2015, 25% venha do continente. São vários os recursos que o continente Africano ofereceu e continua a oferecer para o mundo.
Podemos concluir que sem a escravização dos povos Africanos não haveria o “Capitalismo”, onde o objectivo principal do capitalismo, é sempre e em todo lugar, aumentar a riqueza alcançada, aumentar o capital e garantir o monopólio económico mundial. Com esse sistema económico temos sempre a desvalorização de humanos ao nível social e psicológico, reduzidos a condições de miséria, acompanhados pela violência, destruturação familiar, entre várias outras consequências. Qual é o benéficio que o homem tem em conquistar o mundo e depois arruinar a sua própria Alma?
Habiru Kemet Asante

1 comentário:

  1. O irreconhecimento, resultante do desrespeito, do OUTRO AFRICANO tem continuamente apoiado os interesses dos imperialistas drenando, sobretudo os recursos africanos. Por isso, a educação da juventude africana, diz também Cheikh Anta Diop, deve basear-se nos valores, princípios, ciências da antiguidade africana, no sentido de adequadamente organizar (reprogramar) a sua mentalidade e da posterioridade, em prol a uma efectiva LIBERDADE e AUTONOMIA AFRICANA.
    A dependência (mental e espiritual) existente em Alkebulan é extrema que até consegue camuflar-se de forma que nem se percebe a sua presença. Em Cabo Verde, é difícil falar do pan-africanismo porque aparentemente todos sabem serem africanos (inclusivamente pela nossa situação geográfica)e, portanto, desnecessária esta abordagem. Quando, na verdade, sistematicamente, os caboverdianos vem diluído agressivamente a sua africanidade, adoptando valores e sistemas eurocêntricos, impregnados de arrogância e preconceitos.
    A Luta Continua.
    Abenaa Ababa.

    ResponderEliminar