sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Etiópia reclama o retorno de coroa roubada

O presidente da república federal democrática de Ethiopia escreve aos museus britânicos a demandar o retorno de mais de 400 tesouros despojados em 1868.

Entre os artigos que estão sendo mantidos no Reino Unido está uma coroa de ouro de 18 quilates.
A Ethiopia está a exijir que os museus de Grâ Bretanha devolvam alguns de seus mais significativos tesouros religiosos. O presidente Girma Wolde-Giorgis interveio pessoalmente num debate para conseguir os artefactos, inclusive a coroa real ethiope, retornada para casa 140 anos depois que “despojada” por tropas saqueadores britânicas.
O presidente escreveu ao museu britânico, Victoria & Albert, a biblioteca britânica e a biblioteca da universidade de Cambridge reclamando a restituição de mais de 400 tesouros denominados de “Magdala”, que foram roubados pelos soldados britânicos depois duma batalha em 1868.
Na carta, obtida pelo The Independente on Sunday, o presidente escreveu: “Eu devo afirmar que aos ethiopes se têm por muito tempo atormentados na perda desta parte de sua herança nacional. Os ethiopes sentem que este acto de apropriação não tem nenhuma justificação na lei internacional. Eu sinto, conseqüentemente, que agora é o momento para o retorno dos tesouros roubados de Ethiopia. “
Entre os artigos que estão sendo mantidos no Reino Unido está uma coroa de ouro de 18 quilates e mais de 300 manuscritos de valor inestimável, inclusive escrituras cristãos. Especialistas dizem que esta questão é particularmente sensível para os ethiopes porque muitos dos artefactos têm para eles um profundo significado religioso. Estes incluem nove tamboretes, ou seja, sagradas lajes de madeira do altar, que são reconhecidas como tão sagradas que o museu britânico prometeu nunca os expor. Quando um tamborete foi devolvido em 2005 após ser descoberto na parte traseira de uma igreja de Edimburgo, milhares de povos apareceram para saudar o seu retorno para Addis Ababa.
Os objectos estavam entre aqueles apreendidos por soldados britânicos após assalto da fortaleza de Magdala em 1868, uma expedição punitiva que segue ao sequestro de diversos Britânicos. O imperador Tewodros suicidou-se após a batalha. De acordo com relatos contemporâneos, os soldados britânicos assassinaram após a batalha centenas de ethiopes mal armados e então “apertando uns contra os outros” para apanhar uma parte da camisa manchada de sangue do imperador, que eles rasgaram do seu corpo. Eles também saquearam a cidadela e uma igreja próxima, arrebatando tesouros que incluem “uma variedade infinita de ouro, e de cruzes de prata e bronze”, como também “muitos iluminados pergaminhos reais”.
Os museus britânicos têm no passado resistido aos pedidos para o retorno dos artefactos de suas colecções para os seus países de origem, mas compreende-se que Neil MacGregor do museu britânico e Mark Jones do V&A têm actualmente encontrado com o embaixador de Ethiopia para discutir a matéria.
Os museus defendem frequentemente, em casos de restituição, que os artefactos estão melhores em Grâ Bretanha porque qualquer um no mundo os pode ver, e o V&A é conhecido por ter pedido a Addis Ababa se a coroa de prata do Imperador Tewodros, o qual foi devolvido a Ethiopia em 1925, está disponível para a exposição pública.
O V&A disse ontem que as discussões estão ainda em curso, apesar da letra do presidente fosse emitida em fevereiro deste ano. As quatro organizações envolvidas realizaram também reuniões sobre o futuro.
O tesouro de Magdala difere dos outros casos de restituição, tais como aquela dos mármores de Elgin, porque se reconhece que os tesouros foram simplesmente roubados. “Era verdadeira pilhagem, “diz um representante da embaixada de Ethiopia em Londres.
Um porta-voz da Afromet, uma organização que tem feito campanhas para a restituição dos artigos, diz que: “Estes museus prendem a maioria da herança de Ethiopia. Significa mais distante aos Ethiopes do que poderia sempre fazer a qualquer um mais. “

Por Andrew Johnson
Domingo, 23 novembro 2008

Traduzido por Abeba Makeda
Quinta Feira, 11 dezembro 2008

1 comentário:

  1. Vale a pena investigarmos qual o posicionamento do Africom perante estas questões tão importantes para a Museologia.Mas, independente disso é de nossa responsabilidade a manutenção do herança africana as próximas gerações.

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